Presidente do Caldas SC em Entrevista

O Presidente do Caldas SC, António Ferreira foi entrevistado esta semana pelo jornalista Carlos Barroso ao Jornal das Caldas.

Tratou-se de uma longa e interessante entrevista que falou do futuro do clube, da contínua dificuldade económica, do património do clube, falta de sócios, necessidade de remodelações nas várias instalações, apoios, falta de campos para as camadas jovens, excesso de jovens nos escalões entre outros parâmetros.

Vou citar algumas linhas da entrevista e dar opinião às mesmas:
"Também o exercício de gestão de três centenas de atletas do futebol juvenil é complicado quando se tem 13 equipas, cada uma delas com 20 a 30 jogadores.

“Este ano colocámos as pessoas a pagar uma inscrição, ainda assim insuficiente porque tivemos muitos miúdos transferidos. São dois mil euros só para inscrições dos atletas, a acrescer ainda aos transportes dos jogadores para os jogos, que é em grande parte suportado pelos pais”, explicou o presidente do CSC.

Ainda assim a questão mais gravosa são os campos, expõe António Ferreira, considerando que o campo de futebol da Mata está “saturado”.

“Não tem infra-estruturas que respondam aos dias de hoje. Este ano tivemos o problema com a relva, mas temos o problema da electricidade e agora com a água. Temos de substituir toda a canalização. Um clube como Caldas não tem capacidades para suportar isto, quando olhamos para os concelhos do Cadaval, Óbidos, Leiria e Peniche e são as Câmara a ajudar”, contestou.
"
- Parece-me óbvio que tendo poucos campos para servir tantos jovens, há que se saber gerir e não poder aceitar tantos jovens, ou então ... não contrata-los aos clubes do concelho e arredores. Com as contratações as despesas de inscrição inflaccionam e não encontro necessidade de se transferir jovens aos clubes do concelho e arredores[tinha mais lógica sim, o oposto] até aos Iniciados/Juvenis. Desta forma também se prejudica os clubes mais pequenos do concelho que têm imensas dificuldades em ter um número aceitável de atletas para os escalões em que estão inscritos. Formar bem ... não significa vencer sempre.

"Ainda assim, o presidente do clube admitiu que a colaboração da Câmara “é muita, mas é necessário pensar que infra-estruturas devemos ter, porque o Campo da Mata atingiu claramente o seu limite para as necessidades do futebol de hoje”.

António Ferreira frisou que este ano existem problemas, “mas no próximo ano teremos ainda mais se não for tomada uma atitude”.

“Precisamos de definir o futuro do futebol do Caldas. Qual é o papel do Caldas no futebol juvenil. Todas as pessoas dizem que o Caldas tem uma grande estrutura, mas o Caldas não tem nada”, sublinhou.

António Ferreira disse andar “aflito” para ter dois mil sócios, enquanto que o presidente do Peniche “anda a tentar chegar aos quatro mil sócios”.

A campanha do Pack + tinha um horizonte de 250 sócios, mas apenas se inscreveram 50 pessoas, o que leva o presidente a desabafar que “não foi aquilo que pensávamos, nem aquilo que o Caldas precisa, porque temos 150 sócios pagantes”.

Por este motivo pede à população caldense e às forças vivas da cidade para pensarem o que querem do clube.
"
- Parece-me óbvio que com tantos escalões e atletas o Campo sintético da Quinta da Boneca é insuficiente, resta aproveitar melhor o Campo de Terra Batida do FCC que também serve para os treinos da Escola Académica e o do Campo que penso que é usado esporadicamente para os escalões de formação do Caldas. Obviamente que tudo isto tem encargos, mas se os tem é porque há atletas a mais e isso é que tem de ser definido. O Caldas não é o único clube do concelho e não se pode ficar com uma dor no coração porque não se pode aceitar mais jovens. As coisas são como são e têm de ser assumidas, acho que viver acima do que se tem nunca foi bom e nunca deu bons resultados. Agora, também concordo que a Câmara tem de continuar a apoiar o Caldas SC e o seu futebol de formação, tal como os outros clubes do concelho que também formam e desenvolvem os jovens do concelho.

Quanto ao não património do Caldas, aqui penso que num Clube Centenário como o Caldas, é triste nunca ter existido pessoas para tentar construir património do clube, ainda para mais numa cidade como a de Caldas da Rainha. Algo a ser reflectido e pensado ... pois 100 anos, são 100 anos, não são 100 dias.

O Caldas é sem dúvida alguma e durante toda a história do Desporto Caldense o Clube Top do Concelho, mas parceiras com os outros clubes do concelho para emprestar jovens menos usados durante as épocas desportivas com apoios dos 2 clubes interessados, da Câmara e Junta de Freguesia correspondente seria positivo e assim passariam os Escalões de todos os clubes do concelho a serem mais competitivos e equilibrados, parece-me que isso é que é importante.

Não se deve descurar de novos campos, mas pode-se pensar em novas ideias e métodos. Parcerias com os outros clubes julgo que seria um bom passo para todos os clubes do concelho. Mais apoios das empresas, mais Festas do Caldas para toda a população Caldense deveriam ser pensados e elaborados. Não basta queixar-se que a população da cidade está afastada do clube, se o clube não tenta chegar à população, no meu entender. Não basta haver o dia do clube[em que os sócios pagantes entram de forma gratuita], porque não o dia dos jovens? o Dia das Familias? O Dia das Mulheres? O Dia dos Caldenses? O Dia das Camadas Jovens? Ver-se f-d-s após f-d-s poucas centenas de sócios e adeptos é triste e desolador, penso que se tem de apelar e convidar os Caldenses a estar com o Caldas SC. Os dividendos poderão ser tirados no futuro.

Quanto ao pack de sócios, achei uma excelente ideia. E, se só existem 150 sócios pagantes[acho este número irreal] então se foi conseguido mais 50 sócios com o pack + deveria o clube ficar contente e não desmoralizado. Panfletos, Cartas, E-mail's, Convivios, Festas, Convites aos cidadãos ... há de facto que se pensar melhor no futuro do Clube e não esperar que a Câmara que terá sempre as suas responsabilidades, financie o clube.

Parabéns ao Caldas SC pela sua força e parece-me a mim, pelo seu futuro que pode ser brilhante, pelo menos parece-me haver pessoas e capacidades para isso mesmo.

Nota: Quanto aos Resultados Semanais dos Jogos a serem realizados pelas equipas do Concelho, sempre que tiver mais de metade dos resultados obtidos, coloco-os de imediato, caso contrário no final da semana estarão os resultados colocados.
Agradecia que sempre que os visitantes soubessem de resultados oficiais do Calendário colocado, informasse pelos comentários ou por e-mail.

Comentários