Os Iniciados do GD Peso foram a única equipa Portuguesa presente no Torneio Internacional de Valência Cup 2009.
A equipa caldense representou muito bem o concelho e o País, numa digressão a Espanha que foi aproveitada devido às férias da Páscoa. De 9 a 12 de Abril os jovens do GD Peso puderam constatar e competir com outras realidades. Experiência única para estes jovens.
Aqui ficam as crónicas transmitidas pelo GD Peso nos dois jogos que fizeram, tendo ainda vivido outras experiências, como estar com estrelas nacionais que representam o Valência e a Selecção Nacional, neste caso o Miguel.
GD Peso, 0 – E.F. Alcoran Villarejo, 0
GD Peso: Hugo Ricardo, Rafael Pereira, Daniel Couto, Marcelo Sousa, Nuno Coelho, Rui Silva, João Miguel, David Mendes “cap” ( Rui Mendes,45’), Francico Rebelo (André Coito,25´(Ricardo Ferreira,40’)), Nelson Siopa (Telmo Vicente,20’), Jorge Almeida ( Pedro Costa, 43’).
Treinadores: Nuno Coito e Fernando Silva
Director: Bruno Pereira
Pela primeira vez, uma equipa do Grupo Desportivo do Peso disputou um jogo no estrangeiro devido á presença da sua equipa de Iniciados no Torneio Internacional de Valência entre os dias 9 e 12 de Abril, na cidade desportiva de Valência, mais concretamente, no centro de treinos da equipa profissional que disputa a liga espanhola, no qual jogam o Miguel, o Manuel Fernandes e o Hugo Viana. Esta presença ainda tem mais valor devido ao GD Peso ser entre a 66 equipas presentes no torneio a única equipa de Portugal, estando a participar com equipa vindas de Itália, Inglaterra, Malta, Sérvia, Senegal e naturalmente de Espanha, que tem equipa de todas as regiões.
No dia 10 de Abril, Sexta Feira Santa, os jovens do GD Peso disputaram dois jogos, o primeiro jogo, os Iniciados do GDP jogaram contra uma equipa da zona de Madrid, Alcoran Villarejo, numa partida com duas partes de 25 minutos, com a equipa espanhola a dominar o jogo, contudo os jogadores vindos das Caldas da Raínha, ocupavam muito bem os espaços e mostravam muita segurança no sector defensivo, deste modo, o intervalo chega com nulo. Na segunda parte, o GD Peso, conseguiu que a pressão do adversário fosse menor com o jogo a desenrolar-se longe da baliza do Hugo, mostrou muita segurança, e a situações de finalização do adversário não existiram, tal como, do GD Peso que teve através de uma jogada de insistência de Telmo Vicente algum “frisson” na baliza do Alcoran Villarejo, nos últimos 10 minutos, os jovens do Peso tiveram inteligência táctica para realizarem posse de bola longe da sua baliza e conseguiram obter um empate sem golos, um resultado justo para aquilo que passou no relvado sintético do centro de treinos do Valência F.C.
Após, o jogo e quando o jogadores estavam a dirigir-se para os balneários para o merecido duche deparamos todos com a saída dos jogadores do Valência F. C., deste modo, adiamos o banho e os jovens do Peso solicitaram autógrafos a diversos jogadores como o Marchena, o Vicente e o Abiol, os jogadores mais conhecidos, mas o melhor estava para acontecer quando surgiu a oportunidade de tirar uma foto com o Miguel e falar com ele, deste modo, o dia 10 de Abril fica na história do Peso e na memória dos jovens que tem a felicidade de estarem presentes neste grandioso evento.
GD Peso, 0 – U.E.LLeida, 5
GD Peso: Hugo Ricardo, Rafael Pereira, Daniel Couto ( David Borges,12’), Marcelo Sousa, Nuno Coelho (Rui Mendes,37’), Rui Silva, João Miguel (Tiago Inácio,18’), David Mendes “cap”, Nelson Siopa (Ricardo Ferreira,20’) Telmo Vicente (Pedro Costa,37’), Jorge Almeida.
Treinadores: Nuno Coito e Fernando Silva
Director: Bruno Pereira
No segundo jogo do dia, após termos empatado na parte da manhã com Alcoran Villarejo, foi tudo diferente, choveu torrencialmente, e a equipa vinda da região da Catalunha, participando no campeonato com o Barcelona, constituída por jogadores fortes fisicamente, criou muitas dificuldades aos jovens do Peso, mas estes mostraram uma abnegação e empenho ao jogo de uma forma incrível, não bastava adversidade do estado clima, jogando num relvado natural facilitou o jogo do LLeida devido a terem jogadores muito rápidos criando muitas dificuldades nos corredores laterais, especialmente, entre o minuto 8 a 20 no qual a equipa sofreu três golos. No segundo tempo, o GD Peso consegui suster o ímpeto ofensivo do adversário e sofreu os últimos dois golos nos 10 minutos finais, deste modo, os jovens do Peso estão de parabéns devido á sua dedicação em campo.
Comentários