Arbitragem desprotegida?

 
Mais um caso de violência na arbitragem que tem sido noticia esta semana nos orgãos de comunicação social. Desta vez, também com ligação directa ao nosso concelho.

O árbitro Bruno Santos foi agredido violentamente no jogo de Seniores entre o Outeirense e o Alfeizerense[pelos 67 minutos estando o jogo em 6-1 para os locais]. O encontro foi imediatamente interrompido e o árbitro teve de ser hospitalizado. Este árbitro com raizes caldenses está no meio do futebol há muito tempo, tendo passado por clubes do concelho/região tanto como atleta, treinador e árbitro desde há uns anos para cá. Da mesma forma, o agressor também foi atleta de várias equipas do concelho, desde Futebol de 11 ao Futsal.

Um árbitro ser bom ou mau, fica para cada um a sua opinião, da mesma forma que há jogadores, treinadores, dirigentes que podem executar bem as suas funções ou não em determinados dias, semanas, jogos.

Conheço pessoalmente o Bruno e lamento tudo o que aconteceu, pois o futebol não pode ser manchado por isto, ainda para mais, agora quando novas leis no que à segurança diz respeito estão a entrar em vigor. Cada um de nós[agente desportivo] tem de saber bem o que faz e como faz cada missão que lhe é incumbida. Nem sempre ganhamos, nem sempre as coisas correm como nós queremos, nem sempre nos levantamos com as ideias todas no sitio, mas, temos realmente todos de saber estar e viver o futebol como tem de ser vivido. Por mais que custe[e por vezes custa mesmo], por vermos situações descaradas e erros técnicos/maus juizos horriveis aos nossos olhos, todos erramos.


A NAFO emitiu um comunicado relativamente a este triste episódio ...
 
"O Núcleo de Árbitros de Futebol do Oeste vem por este meio prestar toda a solidariedade ao sócio, colega e amigo Bruno Santos pela agressão cobarde de que foi vitima no jogo do Campeonato Distrital da 1ª Divisão – Zona Sul que opôs as equipas do C.D.R. Outeirense x S.U. Alfeizerense. A agressão ao árbitro foi realizada de forma desonesta pelo atleta da equipa do Alfeizerense, de seu nome, João Paulo Lopes Abreu, que desferiu um murro na face do árbitro deixando-o em péssimo estado, tendo este de receber assistência médica nas Urgências Hospitalares de Santo André. Assim, o Núcleo de Árbitros de Futebol do Oeste, espera que o referido agressor, seja alvo de uma punição exemplar por parte do Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de Leiria, porque estes atos em nada valorizam o desporto e o Futebol Distrital, para além de que este desporto deve ser encarado com desportivismo e com respeito entre todos os seus intervenientes, e nunca esquecendo de que o futebol é um espetáculo onde não existe espaço para violência."
 
Também foi alvo de destaque com comunicado por parte da APAF, que pode ser lido por aqui » http://www.apaf.pt/noticias/?p=3&id=1902

As melhoras para o Bruno e que possa continuar a dar o seu melhor como árbitro nos campos do nosso concelho e distrito.

Comentários