Há muitos Caldenses a jogar futebol lá fora. Seja fora do distrito, seja fora do País.
Uns com mais sucesso que outros. Sem dúvida que Joel Alves, que de momento joga no Salgueiros no Campeonato Nacional de Séniores é o mais conhecido e com melhor curriculum[no sentido que jogou mais épocas em campeonatos profissionais que os restantes aqui mencionados].
Fez a formação no Caldas[joguei com ele na formação], sendo depois transferido para o Benfica a partir de Iniciados, fazendo toda a sua formação até Sénior na equipa lisboeta. Passou por diversos clubes séniores, inclusivé o Caldas, mas os de mais renome foram os que representou na Liga de Honra[Liga Profissional] como Fátima e União da Madeira[a época passada], tendo passado boa parte da carreira sénior em equipas da II Divisão Nacional, nomeadamente o Boavista e Sporting de Espinho, no qual fez várias épocas de bom nível.
Outro atleta com algum renome ao nível da formação é António Silva, mais conhecido por "Toninho". Um atleta que fez a formação no Caldas, transferindo-se em Junior para o FC Porto onde fez o resto da formação, tendo sido emprestado no 1º ano de sénior pelo Porto ao Sanjoanense e na época seguinte jogou pelo Porto "B". Passou boa parte da carreira no Sanjoanense e em equipas do norte, como Aliados do Lordelo, Pampilhosa, Cesarense e Grijó.
Já mais conhecido dos adeptos caldenses temos o guarda-redes Ricardo Campos que é internacional Moçambicano, tendo feito parte do plantel do Olhanense na principal Liga Portuguesa e jogado em clubes históricos como o Boavista. Em sénior jogou 3 épocas no Caldas e esta época está no campeonato nacional de séniores, no Torreense. Começou a sua formação no Caldas e fez toda a formação em futebol 11 no Benfica, tendo inclusivé presenças nas selecções nacionais jovens.
Mais um jovem da nossa cidade, que jogou na formação com o João Nunes até aos Iniciados do Caldas. Pedro Santos, com alcunha de "Pepo", este jovem que está na sua 1ª época de sénior, transferiu-se do Caldas para o Beneditense para disputar o campeonato nacional de Juvenis, tendo depois sido transferido para a U. Leiria, onde está até agora, disputando o campeonato nacional de séniores e com possibilidade de subir à Liga de Honra.
Há mais caldenses que mereceriam destaque, mas estes são os que me parecem com mais "estatuto" ou por onde estão, ou por onde se formaram ou ainda pelo que fizeram nas suas carreiras passando boa parte da sua carreira como profissionais de futebol ou pelo menos "semi".
Temos diversos jogadores pelo nosso distrito, outros distritos do País ou mesmo a jogar em equipas no estrangeiro que também poderiam merecer algum destaque, mas ainda são vários nomes e não com tanto "curriculo" ou progressão como os mencionandos e com identificação com foto.
Temos também vários atletas que ou numa fase final da formação ou ainda em formação poderão ter um futuro risinho no futebol ou semi profissional ou profissional. Alguns deles a Bola Caldense já falou ao longo do tempo deles.
Se olharmos para os atletas que passaram pelas Caldas, aí o número ia alargar muito mais, e ainda mais espalhados pelo mundo, com vários atletas internacionais por alguns países e a jogar em ligas profissionais.
Comentários