Alexandre Pinto, coordenador técnico do futebol de formação do Caldas Sport Clube foi o eleito pelo clube para representar o Caldas Sport Clube num grupo de estudo da UEFA, que consiste em desvendar as raízes do futebol europeu.
O Caldas Sport Clube foi um dos 8 clubes escolhidos neste ano. Segundo alguns requisitos e excluindo outros clubes seleccionados em outros anos, o Caldas teve a honra de ser escolhido, sendo que uma das premissas seria ter os escalões da sua formação no campeonato nacional, no qual o Caldas cumpre literalmente esse requisito - Iniciados, Juvenis e Juniores, para além dos Séniores.
Este ano foi em Israel, onde em 4 dias deste mês de Março os técnicos puderam perceber as diferenças de realidades daquele país para com o nosso, bem como partilhar problemas e soluções que ocorrem ora no dia a dia, ora esporadicamente no seu clube ou no seu país. Todas estas diferenças, partilhas, diálogos, dificuldades e soluções é que faz pensar e com isso crescer o futebol. Toda a realidade que seja diferente da nossa, pode e deve ser posta em cima da mesa para todos nós podermos verificar que mais dificuldades surgem para além das que estamos habituados.
Uma das situações mais sentidas pelos portugueses foi a forma como é visto o futebol em Israel, onde pretende unir uma nação, tendo os jovens um papel importante, pois o futebol é uma grande ajuda na sua educação, unindo assim raças, religiões e etnias que não sendo o futebol, seria impossível acontecer naquele país.
O coordenador técnico deu uma entrevista à newsletter do Caldas Sport Clube onde procurou transmitir um pouco da sua e da troca de experiências deste grupo de estudo da UEFA.
Foto: Facebook de Alexandre Pinto.
Comentários