O Caldas Sport Clube está a preparar o seu plantel Sénior há algumas semanas. Nos últimos dias o CSC começou a anunciar, 1º o seu técnico para esta época - Luis Brás(ex Torreense), depois algumas renovações, entradas e saídas.
De saída estarão:
- Rui Dabo(gr)
- Sabry
- Samir
- Flávio(irá estudar para fora desta zona)
Renovações temos já anunciadas:
- Rui Almeida
- Militão
- Luis Paulo
- André Cruz
- André Simões
- Sabino
- Tiago Lopes
- Farinha
A estas renovações juntam-se as entradas, quer seja a subida de Juniores, quer sejam novas contratações. Assim, de momento o plantel está confirmado com 14 atletas, se bem que ao que parece há mais renovações acertadas e contratações já feitas ou praticamente feitas. É esperar que o Caldas anuncie mais novidades, para a Bola Caldense poder anunciar.
Quanto às novas entradas, temos então e por ordem do que está na imagem[esquerda - direita / cima - baixo]:
» Ricardo Espírito Santo, começou a sua formação no Valcovense. Lembro-me bem deste miúdo, pois a minha equipa chegou a jogar contra ele. Jogava a Médio Centro em Futebol de 7 e destacava-se não só pela sua qualidade técnica, como pela sua comunicação, liderança e também o seu lado mais rebelde e selvagem[que também é importante para um jogador se tornar mais imprevisível]. Acabou por ir para o Torreense a partir de Iniciados, tendo terminando a época passada a sua formação até metade da época no campeonato nacional da 1ª divisão. Acabou por sair do Torreense e reforçar os Juniores do Caldas, o que ainda ajudou com vários golos e muita agressividade ofensiva. É um atleta que joga preferencialmente como fixo no ataque ou ao lado de outro ponta de lança. Muito agressivo com e sem bola, sem medo de finalizar e muito batalhador em jogo.
» Duarte Cardeira, tive o prazer de o treinar há 2 épocas e é de facto um atleta que dá gosto treinar. Um lider e um trabalhador nato. Joga preferencialmente como interior no meio campo, mas já desempenhou outras posições consoante a necessidade da equipa, ora lateral direito, ou mesmo a central. Foi um atleta que foi uma referência na Selecção Sub-14 de Leiria. Muito trabalhador e dedicado ao jogo. É um atleta que fará uma transição importante e será fundamental ele querer muito este passo que deu para poder singrar. Exige-se empenho[que o tem] e alguns sacrificios. Espero que lhe corra tudo bem, pois merece ser bem sucedido.
» Marcelo Sousa, é um atleta bastante alto[passará a ser um dos atletas mais altos do plantel], defesa central, tendo sido formado no GD Peso, onde foi capitão, tendo terminado em Juvenis. Veio para o Caldas em Junior, teve de aprender muito em termos de posicionamento, postura em termos de jogo com e sem bola, o sair a jogar, o subir, o descer, a marcação, enfim, várias vertentes que melhorou fruto também da exigência da competição que o obrigou a melhorar todas essas vertentes. Foi nestas 2 épocas um atleta muito útil aos Juniores do Caldas onde fez muitos jogos tanto no 1º ano, como agora na 2ª época onde foi titular na grande maioria das vezes nestas 2 épocas. Muito dedicado, com grande espirito de grupo. É um atleta que me parece muito humilde. Pode ser uma boa surpresa, pois parece claramente um atleta com grande espirito de grupo e grande espirito de sacrificio.
» Juvenal Oliveira, é um defesa central que também pode fazer de lateral. Passou a formação entre o Alcobaça e a U. Leiria. Foi um atleta importante nas Selecções Distritais de Leiria, tanto Sub-14, como Sub-20. Fez vários jogos a época passada no campeonato nacional ao serviço da U. Leiria que teve a lutar até à última jornada para o acesso ao playoff de subida à Liga2 Cabovisão. Parece-me claramente um acrescento de qualidade à defensiva, não só pela sua qualidade, como pela experiência adquirida, bem como alguma polivalência
» Danny Rafael, um lateral esquerdo que fez toda a sua formação no Beneditense. Vi muitos jogos deste atleta na sua formação e é um atleta muito competente e que cresceu muito na Benedita. Um lateral que é muito certo a defender e que apoia muito bem o ataque, pois tecnicamente também tem competência. Marcador habitual nas suas equipas de esquemas táticos, no qual chegou a facturar muitas vezes, seja de livre direto, ou mesmo de canto direto que também já tem alguns registos. Foi esta época contratado para a U. Leiria onde começou a jogar e a ter alguma influência, mas com as muitas mexidas que houve no clube do Liz, acabou por sair para o Alcanenense também do CNS. Na formação chegou a fazer de defesa central ou mesmo médio defensivo, perante as necessidades da equipa. Chegou também a ser referenciado por vários clubes nacionais, onde teve a "balançar" para uma ida até ao Algarve há pouco tempo atrás.
Bom reforço.
» Diogo Clemente, mais um atleta que conheço bastante bem. Já o conheço desde Infantil, tive o prazer de o treinar há 2 épocas e é para mim um dos jovens mais promissores de todo o distrito. Quem olhar para ele sem o ver jogar, pode torcer o nariz, no fim de o ver jogar, começa a ficar de boca aberta. É um atleta muito polivalente, sendo que onde se sente melhor é no miolo do terreno, podendo actuar em todas as posições do mesmo. Muito inteligente taticamente, onde sabe estar, comandar e é uma autêntica "carraça". Em jogo pelo ar é muito forte, apesar da sua estatura[é baixo, sendo até apelidado por "piquenino" por quem nutre um carinho por ele]. Habitua-se facilmente a jogar em outras posições[já as percorreu quase todas na formação], sendo que qualquer posição na lateral esquerda faz com bastante competência. É claramente uma mais valia para o Caldas, onde começou a dar os primeiros toques na bola no Olho Marinho, fazendo a restante formação a partir dos 8 anos no Caldas , tendo unicamente saído para o Torreense a época passada para o Campeonato da 1ª Divisão de Juniores, onde foi inclusivé capitão da equipa e uma das peças fundamentais que ajudaram o Torreense a manter-se na 1ª Divisão. Na parte final da época começou a ser chamado aos Séniores[Foi Luis Brás que o lançou], tendo terminado a época nos Séniores do Torreense, onde foi titular a Médio Defensivo, tendo inclusivé marcado o golo que derrotou o Caldas por 1-0 no Manuel Marques em Torres Vedras que na altura deu a liderança ao Torreense. A equipa de Torres Vedras acabou por ficar a 1 ponto do Caldas no CNS.
É sem dúvida uma excelente aquisição, onde se pode dizer que regressou à sua casa, onde teve uma saída para se poder projectar na 1ª Divisão Nacional. Muito sucesso é o que desejo.
Foto: Newsletter do CSC
Comentários