Para os mais desatentos todas épocas são vários os atletas de praticamente todos os escalões de equipas do distrito que fazem testes em grandes clubes portugueses.
Primeiramente são observados, depois são referenciados, dependendo do que a observação diz são vistos em mais ou menos jogos. Depois de referenciados poderão fazer testes "in loco" ao clube/clubes que estão referenciados e ficam com uma ligação.
Essa ligação pode ser mais ou menos constante, dependendo do parecer, seja indo periodicamente treinar, seja fazendo torneios por esse clube. Uma coisa é certa, esses atletas continuam a ser acompanhados pelos observadores.
É o caso do atleta Gonçalo Chaves, juvenil de 1º ano que este ano se transferiu para a U. Leiria, jogando nos Juvenis "B", mas também tendo muitos minutos nos Juvenis "A", tendo inclusivé resolvido jogos. É um avançado referência, forte fisicamente e com bom jogo aéreo. O atleta referenciado por vários clubes portugueses, foi fazer testes ao Seixal[Benfica] para ter um parecer mais pormenorizado da sua mais valia.
O atleta é agenciado e já se falou que na próxima época iria para uma equipa do norte do país. O atleta que a época passada representou os Iniciados e Juvenis do Caldas nos respectivos campeonatos nacionais tem de facto talento e uma margem considerável de progressão assim queira trabalhar para chegar ao topo. Até lá é observado como algumas dezenas de atletas do distrito e vários atletas caldenses de vários escalões.
Boa sorte Gonçalo e pés bem assentes no chão[à excepção de quando tens de saltar para fazer golo].
Foto: Joel Ribeiro
Comentários