Formação e novas entradas nas equipas


A Bola Caldense, após ter alguns comentários contra um determinado clube do concelho que não agia bem face a reforços, vem, segundo a sua opinião indicar o que será a formação e a sua ideia relativamente às entradas de novos atletas para os clubes. Para além disso, vai esquematizar com uma tabela os clubes do concelho em Futebol de 11 com mais entradas na sua formação[É uma opinião que uns podem concordar, outros não, como em tudo na vida].

Relativamente à formação é um processo continuo do crescimento do atleta em termos de qualidade individual e colectiva, técnica, tatica e psicológica, sem descurar a parte humana, para que o atleta seja um homem bem formado no futuro e tendo ou não o futebol como hobbie quando for sénior. Terá de ser um ser humano independente e formado com os principais valores da sociedade. Enquanto atletas séniores, chegando à equipa por onde passaram na sua formação, conseguem "beber" tudo o que podiam "beber" para serem mais valias face o nível competitivo que a equipa sénior lhe exige. Acabam por ser atletas formados no clube, sendo unicamente, ou com uma boa base[ou esporádicas] em outro(s) clube(s).

Enquanto atleta sénior, não deixa de ser formado, seja como atleta, seja enquanto homem, no entanto a base da formação é toda ela dada de pequenino até Júnior.

Quanto a entradas e fazendo "comichão" a algumas pessoas, vamos ver como se tratam dos processos no topo e como[na opinião do Blog Bola Caldense se deve processar].

- Qualquer atleta é livre no final de cada época para escolher o seu destino. Se muda de clube é porque quer algo mais exigente, ou uma outra modalidade ou porque não se identifica com o que ai vem no clube onde estava, ou ainda, porque o clube não tem continuidade de escalões. Aqui, as únicas equipas do concelho que têm séniores são o Caldas[Campeonato Nacional de Séniores] e o Nadadouro[1ª Distrital]. Se o Caldas tem todos os escalões de formação, já o Nadadouro tem apenas um escalão de Futebol de 11. Temos também o Areco/Coto, que esta época consegue ter todos os escalões de Futebol de 11 pela primeira vez, sendo que não tem continuidade após Juniores.

- Qualquer atleta que seja identificado por um clube, o clube deve te-lo registado e no tempo oportuno deve falar com o encarregado de educação sobre o seu interesse em que o atleta mude de equipa para uma mais competitiva[porque terá valor] ou sendo na mesma realidade competitiva para que possa evoluir mais face ao plantel que se vai ter, pelo projecto do clube em si[mais escalões por exemplo], ou pelo atleta não ter feito uma época satisfatória e que possa mudar[sair da sua "zona de conforto]. Os encarregados de educação devem ser, tal como o atleta os primeiros a saber da intenção do clube. No caso dos encarregados de educação e atleta acharem por bem experimentar ou realmente mudar-se definitivamente, então os clubes devem ser informados pelo clube que o atleta está a treinar e pretende competir numa nova realidade, patamar ou competição, ou ainda mudar de ares[no caso do nível ser o mesmo]. É assim que os grandes clubes fazem, no entanto são chamados primeiramente a treinar para serem observados nas suas Academias, sendo observados regularmente durante a época nos seus clubes. No final da época, mesmo nos grandes clubes, ha diversos atletas que são contactados através dos encarregados de educação por clubes estrangeiros[por exemplo] ou para os seus empresários[no caso dos atletas jovens terem - cada vez ha mais, mesmo no nosso concelho].

Não parece que faça muito sentido os clubes avisarem os outros clubes sem falar com os encarregados de educação ou com os atletas primeiro. Ora vejamos, falando com os clube e depois falando com o encarregado de educação e atleta, no caso do encarregado de educação/atleta não querer ou não poder, foi-se fazer um alerta de uma possível saída em vão.

No caso dos atletas/encarregados de educação quererem uma mudança e no caso de se falar com o clube em primeiro lugar, será que o clube não irá tentar inviabilizar a saída? Ou porque é um atleta importante, ou porque no inicio da época se diz ao atleta que "este ano é que é", "vai ser para subir", "a braçadeira é tua", "o número 'x' na camisola é teu", etc, etc ... alterando de sobremaneira a ideia do que foi a época passada, bem como dar "pressão" ao atleta, encostando-o à parede face ao "se saires fica mais dificil", "se saires não fazemos equipa" etc, etc. Todos estes exemplos já os ouvi e são reais.

Há algo que todos tem perceber, um atleta é livre de escolher o seu caminho e isso também fará parte da formação de um atleta/homem, desde que em consciência.

Fazendo uma tabela das equipas com mais entradas para a época 2015/2016, temos:

Juniores:
1º - Campeonato da 1ª Distrital: Areco/Coto - 15 Entradas
2º - Campeonato Nacional: Caldas - 10 Entradas
3º - Campeonato da 1ª Distrital: Nadadouro - 3 Entradas

Juvenis:
1º - Campeonato da 1ª Distrital: Areco/Coto - 7 Entradas
2º - Campeonato da Divisão de Honra: Caldas "A" - 3 Entradas
3º - Campeonato da 1ª Distrital: GD Peso - 1 Entrada
4º - Campeonato da 1ª Distrital: Caldas "B" - 1 Entrada

Iniciados:
1º - Campeonato da 1ª Distrital: Areco/Coto - 16 Entradas
2º - Campeonato Nacional: Caldas "A" - 9 Entradas
3º - Campeonato da 1ª Distrital: GD Peso - 4 Entradas
4º - Campeonato da Divisão de Honra: Caldas "B" - 3 Entradas
5º - Campeonato da 1ª Distrital: Caldas "C" - 0 Entradas

Quanto ao nível competitivo, há duas questões:
- Todas as épocas saiem atletas. Dos Iniciados para os Juvenis, dos Juvenis para os Juniores, dos Juniores para os Séniores, logo todas as épocas são equipas novas ou que obrigatoriamente tenham de levar retoques face às saídas ou mesmo para melhorar o que já há. Ou porque o nível competitivo é alto ou porque se quer fazer melhor que a época passada.

- Relativamente ao nível competitivo, cada vez mais uma Divisão de Honra é aliciante, pois os clubes cada vez se preparam melhor para a competição, seja em estruturas, organização, seja em reforços, onde todas as épocas as equipas procuram reforçar-se com muita qualidade para cumprir os seus objectivos ou mesmo para atingir objectivos mais altos[Subidas].

Ao nível nacional, o desconhecimento da generalidade das pessoas é muito grande. As equipas são quase "profissionais", indo buscar atletas[a grande maioria, cerca de uma dezena ou mais] a todos os clubes num raio de kms considerável. Nas equipas que competem com o Caldas[único clube com escalões em campeonatos nacionais] há muitos atletas que reforçam as equipas adversárias e fazem mais de uma centena de kms por cada treino. Cada vez mais há atletas de outros distritos a reforçar as equipas de campeonatos nacionais. Ora, face ao nível competitivo elevado e ao recrutamento das equipas para reforçar com qualidade as mesmas, ou o Caldas tem de se equiparar com esses clubes procurando reforçar-se com qualidade com os melhores atletas dos clubes vizinhos ou perto de si, ou então a descida é praticamente inevitável. Se houve épocas em que se reforçou mais, há outras que se reforça menos, tem a ver com as gerações e consequentemente da quantidade de atletas, qualidade e posições dos mesmos. Esta época por exemplo não foi a época em que o Caldas se reforçou mais por escalão. Face à época passada sim, apenas em Juniores e Iniciados "A", sendo que as outras equipas de Futebol de 11 tiveram mais reforços a época passada que este ano.

Para terminar esta "reflexão" que pode querer dizer muito, é importante todas as mudanças, uns para poderem jogar mais, outros porque estavam numa zona de conforto, outros porque tem qualidade para dar um salto competitivo, o importante será cada vez mais atletas praticarem futebol e desporto, afinal é a essência de tudo isto.

Relativamente às informações estatísticas, todas elas estão publicadas com os registos da FPF até ao dia de hoje.

Bem haja e viva o futebol e futsal do concelho das Caldas da Rainha.

Comentários