Sub-13: Fase Final

Sub-13 - Apuramento de Campeão 2012/2013

Todas as épocas acompanho com especial atenção este escalão de Sub-13. Para além de ser a última etapa de Futebol de 7, é também considerada a 1ª competição oficial para a AFLeiria. Pois já é encontrado um Campeão Distrital.

Nesta fase final, temos o Caldas Sport Clube a representar o nosso concelho, a época passada tinhamos a Academia do Sporting do Nadadouro.

Já decorridas 2 jornadas, algumas surpresas em teoria, nomeadamente a prestação da União de Leira que tanto nesta época, como na época passada[em Sub-12] nunca tinha perdido um jogo oficial. Já aconteceu nesta fase de Apuramento de Campeão e demonstra bem a competição que todas estas equipas e atletas têm até ao final da época.

Até agora, temos:
Marinhense - 3 vitórias[a 3ª jornada foi antecipada e o Marinhense derrotou a União de Leiria[única derrota nestas 2 últimas épocas] por 7-3, sendo que a U. Leiria com o decorrer do jogo teve um atleta expulso o que fez com que jogasse com 6 elementos durante muito tempo da partida. » 9 pontos
Caldas Sport Clube - 1 vitória e 1 empate[com U. Leiria a 3 bolas] » 4 pontos
U. Leiria - 1 vitória, 1 empate e 1 derrota » 4 pontos
GRAP - 1 vitória e 1 derrota » 3 pontos
Beneditense - 2 derrotas » 0 pontos
Gaeirense - 2 derrotas » 0 pontos
 
Todas as equipas podem ganhar pontos umas às outras, apesar de a meu ver considerar que, principalmente o Gaeirense terá algumas dificuldades em roubar pontos a 3 equipas[Leiria, Marinhense e Caldas]. No entanto se estiver na máxima força, muito concentrados e com grande espirito de união, pode ser possível.
O titulo irá disputar-se entre Marinhense, Caldas e Leiria, podendo GRAP e Beneditense ditar o campeão, se forem fazendo perder pontos a alguma das 3 equipas, que não sejam humildes e não respeitem estes adversários.

A equipa que tenho menos conhecimento é o GRAP, no entanto pelos resultados dá para sentir que são uma equipa em crescendo e tem de ter qualidade e organização.
 
Pessoalmente, como é óbvio, gostaria muito que o Caldas fosse campeão distrital, destronando assim o dominio nesse capitulo da União de Leiria nos últimos anos. No entanto, o Marinhense tem demonstrado muita força nesta etapa final da época. Qualquer um dos 3 parece-me bem colocado para ser Campeão Distrital, assim estejam sempre no máximo e não facilitem, pois os 3 plantéis têm capacidade para isso e tudo se poderá decidir em pormenores, num campeonato competitivo a 2 voltas.
 
Resultados competitivos até ao Apuramento de Campeão e pequenas informações sobre as equipas:
 
Caldas Sport Clube: Vencedor da Série F: 7 Vitórias / 1 Empate; Vencedor do Grupo A - Série F: 6 Vitórias.
 
É uma equipa muito forte individualmente, onde já a época passada ganhou a grande maioria dos jogos, tendo só perdido já na fase final onde defrontou boas equipas, como a ES Marinha Grande e U. Leiria que tinham equipas mais fortes a época passada que o Caldas. Esta época a equipa manteve-se a mesma, sendo que, reforçou-se cirurgicamente, com a entrada de um elemento da AE Óbidos que vem dar mais soluções, e principalmente um jogador ofensivo que veio da Academia do Sporting do Nadadouro, que veio acrescentar mais qualidade e capacidade de finalização à equipa. Nota-se claramente que, boa parte destes atletas deram um "pulo" fisicamente relativamente ao ano passado, o que faz com que seja uma equipa mais forte fisicamente. Tem boas condições para atingir o titulo de campeão distrital, mas tanto U. Leiria, como Marinhense querem o mesmo e têm excelentes armas para conquistar o troféu. Com um novo treinador que não conhecia a 100% esta equipa[o Mister T. estava a época passada também com o escalão de Sub-13], adaptou-se bem a este grupo, tentando dar-lhe mais organização e dinâmica, aproveitando ao máximo a qualidade do plantel.
 
U. Leiria: Vencedor Série B: 8 Vitórias ; Vencedor do Grupo A - Série C: 6 Vitórias; Actual Detentor do título de Campeão Distrital de Sub-13.
 
Uma equipa que já vem junta à algum tempo, inclusivé com o mesmo treinador, o que é um ponto forte a seu favor. Uma equipa muito coesa, com excelente capacidade de posse de bola[provavelmente a equipa mais forte neste aspecto], com bons executantes individualmente, que veio também esta época ter mais qualidade com algumas entradas de atletas que já tiverem em equipas de maior nomeada ao nível nacional. Continua a ser na teoria o mais forte candidato, apesar do desaire frente ao Marinhense e outro empate frente ao Caldas, o que faz com que seja a pior fase da época em termos de resultados, e isso pode afectar psicologicamente, depois de tanta confiança que levou a ter largas dezenas de meses sem conhecer o sabor da derrota de forma oficial. 
 
Marinhense: 4º lugar Série C: 4 vitórias / 1 Empate / 3 Derrotas; Vencedor do Grupo A - Série B: 6 Vitórias.
 
Sem ter visto esta equipa a jogar, mas pelo que conheço do que está por trás dos atletas e pelos resultados, é a equipa mais experiente ao nível de organização, isto é, tem um treinador muito experiente, habituado a estar com equipas de Futebol 11 nos Nacionais. O treinador é o mesmo dos Juvenis A[Campeonato Nacional a fazer uma excelente época], sendo que actualmente também está nos Juniores, a "meias" nos Iniciados A[também no campeonato Nacional] e esta equipa de Sub-13 que está a lutar para ser campeã distrital. Argumentos fortes de um treinador com muita experiência e traquejo, que pode ser o ponto mais forte desta equipa, pois estes campeonatos decidem-se em pormenores, e este pormenor pode ser determinante. Para já a equipa que vai em 1º na "poule position". Para além disso, a equipa já se conhecer bem, com a entrada de alguns elementos que vieram de uma grande equipa da Escola Academia do Sporting da Marinha Grande, faz com que os "ingredientes" aumentem na disputa pelo titulo. 
 
GRAP: 3º lugar Série B: 6 Vitórias / 2 Derrotas[1 delas com o U. Leiria por 5-2]; Vencedor do Grupo A - Série A: 3 Vitórias / 2 Empates / 1 Derrota.
 
É a equipa que menos informações tenho, no entanto parece-me que é uma equipa que pode ser uma surpresa, pois tanto pode ser 8 ou 80, analisando pelos resultados, sendo que terão de ter evoluido bem até aqui ao nível competitivo. Nesta fase todas as equipas vão usar as suas melhoras "armas", sendo que esta equipa dos Pousos, para além de ser um clube que vem ano após ano a mostrar que a sua boa estrutura com o tempo está dar bons frutos em todos os escalões, vem já com a maioria dos mesmos atletas juntos, além de alguns reforços de clubes da zona que vêm sempre acrescentar mais quantidade/competitividade. Pode ser uma surpresa, apesar de estar numa 2ª linha, a par do Beneditense e depois Gaeirense. 
 
Beneditense: 3º lugar Série E: 6 Vitórias / 1 Empate / 1 Derrota; Vencedor do Grupo A - Série D:  4 Vitórias / 2 Empates.
 
Considero que esta é das equipas que mais quer jogar futebol e sabe fazê-lo muito bem. O Mister F.S. trabalha muito bem as suas equipas e já vem com esta equipa há algum tempo para cá. Tive oportunidade de defrontar esta mesma equipa a época passada e verifiquei isso mesmo, além de já os ter visto jogar 2 vezes esta época. Bons executantes, uma equipa bastante coesa, equilibrada, prática e muito solidária. É um grupo que me parece bastante unido e tecnicamente tem atletas de muito bom nível, que faz aumentar a qualidade técnico/tactica desta equipa. Parece-me que ao nível de formação, esta geração de Sub-13 da Benedita, bem aproveitada pode dar bons "frutos", até porque pelo que sei há outros atletas Sub-13 que desde o inicio da época estão a jogar pelos Iniciados B, o que demonstra bem do papel de formação deste clube e da qualidade dos atletas que o Beneditense tem.
 
Gaeirense: 3º lugar Série F: 5 Vitórias / 3 Derrotas(1 delas com o Caldas, perdendo por 2-1); Vencedor do Grupo A - Série E: 5 Vitórias / 1 Empate.
 
 Para alguns uma surpresa o Gaeirense estar onde está, no entanto, para os mais distantes desta zona[Óbidos/Caldas], poderão não saber que esta equipa do Gaeirense é a base sólida dos Sub-12 da Academia do Sporting do Nadadouro da época passada. O que fez com que já houvesse trabalho de trás, que está a ser consolidado, mas agora num outro clube. Um processo que apesar de tudo não é fácil, apesar das excelentes condições que o Gaeirense, tem, acabaram por começar do zero num clube que estava um pouco parado ao nível da formação e sem uma estrutura forte que agora poderá começar a ter. O técnico também é o mesmo, numa equipa bastante coesa, unida e com alguns atletas bastante aguerridos e com qualidade. No entanto parece-me na teoria ser a equipa mais outsider deste campeonato, mas pelo que já vi esta época não será concerteza uma equipa fácil de bater.

Comentários