A aposta na formação


O Mister Vitor Ferreira deu uma entrevista à Newsletter do Caldas Sport Clube na passada semana. Esta semana foi noticia nos orgão de comunicação social regional, nomeadamente no Jornal das Caldas e no blog futeboldistritaldeleiria.

Vale a pena ler. O técnico do Caldas Sport Clube é o que exerce a sua actividade técnica à mais anos no clube. Um treinador que tem formado muitos e bons atletas, com muita experiência, nomeadamente no Futebol de 7 ou 5 que tem sido a sua "especialização".

Lembro-me bem da sua equipa de Sub-13 que foi vice campeã distrital. Dava-me muito prazer ver a equipa a jogar e não era só pelo talento natural dos atletas. À frente deles estava um grande técnico que sabia lidar com os atletas, incutir a mística do clube e onde eles punham em jogo toda a sua qualidade.

Muito sucesso a este grande técnico do Caldas Sport Clube, não só ao nível técnico, mas também pessoal.

Aqui fica ...
“O Caldas Sport Clube tem como objetivo principal “a formação do cidadão/desportista do futuro, e como objetivo complementar, o ensino do futebol, respeitando o crescimento e desenvolvimento dos jovens”. Quem o diz é Victor Ferreira, treinador do escalão de Traquinas “A”, que acompanha o clube há mais de 40 anos.
.
O técnico, entrevistado para a newsletter do Caldas, disse que na competição o objetivo é “ensinar e incutir nos jovens o jogo de boa qualidade, tendo como lema: “É importante ganhar, mas não é o mais importante”.
A ligação de Victor Ferreira com o Caldas começou na época de 1966/1967, depois de chegar a Portugal, vindo de Moçambique. Nesse ano ingressou, como atleta, na equipa de Juvenis. Na época seguinte foi campeão distrital de juvenis e na época de 1968/1969, campeão distrital de juniores.
Em1969/70 subiu aos seniores, tendo sido campeão nacional da 3ª divisão na época de 1971/72. Na época de 1996/97, com o ingresso no clube do seu filho Daniel, iniciou funções diretivas no departamento de futebol juvenil, tendo na época 1999/2000 iniciado funções de treinador no futebol juvenil, após ter tirado o curso de treinadores de 1º nível.
“Nunca treinei uma equipa de Seniores, pois o meu objetivo como treinador sempre esteve direcionado para o futebol juvenil, principalmente no setor de formação de base (futebol de 7/5)”, relata.
O grupo que atualmente orienta é dirigido também por Daniel Ferreira, sendo constituído por 14 atletas, dos quais 11 transitam de escalões anteriores do clube, dois fazem deste o seu 1º ano de atividade no futebol, e um atleta veio de outro clube. É um grupo homogéneo, no que concerne aos aspetos técnicos, com boa assiduidade aos treinos e com boa prestação ao nível do comportamento, atendendo ao escalão etário”, indica.
O treinador refere que os resultados estão a corresponder ao programado e sublinha que o acompanhamento dos pais é importante, tal como a colaboração entre todos os escalões.
Há ainda outra grande preocupação: “O desempenho escolar é muito valorizado no clube, tendo inclusive sido instituído o prémio de “Melhor Aluno” para cada equipa do futebol juvenil”.

Comentários