S14 Leiria - Agora é a sério


A Selecção Distrital de Sub-14 de Leiria participa no Torneio Lopes da Silva de hoje[21] até dia 28 de Junho na Costa da Caparica. Para os menos atentos, este é um Torneio Inter Associações, onde todas as Associações seleccionam os seus melhores atletas Sub-14 para representar o seu distrito.


Este torneio é um torneio especial, pois o carácter basicamente é para detectar talentos para a 1ª Selecção Nacional, ou seja os Sub15. É um torneio onde praticamente todos os grandes clubes de norte a sul do país têm os olhos postos, para além dos seleccionadores, o que lança neste torneio uma forte base de dados para as equipas e selecções nacionais a curto/médio prazo.

O Caldas Sport Clube é o clube que tem mais atletas convocados. São quase 30% dos atletas destes Sub-14, o que diz bem da qualidade da geração de 2000 do Caldas Sport Clube.

Relativamente aos jogos, o calendário está definido e será:

22.06.2014 - 09h30 - Leiria x Horta - Trafaria
23.06.2014 - 09h30 - Viana Castelo x Leiria - Charneca da Caparica
24.06.2014 - 09h30 - Leiria x Aveiro - Charneca da Caparica
26.06.2014 - 09h30 - Lisboa x Leiria - Costa Caparica
27.06.2014 - 09h30 - Leiria x Bragança - Monte Caparica

Consoante os resultados destes 5 jogos, Leiria depois irá disputar jogos para definir a sua posição.


Quanto aos convocados o Caldas é o clube com mais atletas convocados[5], U. Leiria e Marinhense com 4 atletas convocados, sendo que EAS Marinha Grande, GRAP/Pousos, SL Marinha, Sp. Pombal e Batalha com 1 atleta convocado cada, o que faz um total de 18 elementos. Por vezes acontece em Leiria e outras Associações, não sendo todas as épocas que acontece, mas nesta época estão 2 Sub-13 convocados a juntar aos 16 Sub-14. São de facto atletas com qualidade, sendo que 1 já tem contrato com o Sporting Clube de Portugal, o que, na próxima época sendo Sub-14 a ir ao Torneio Lopes da Silva já será pela Associação de Lisboa e não de Leiria.



O Caldas tem assim 5 atletas, no qual vamos passar a apresentar:


Tomás Varandas é um dos Gr. da Selecção. Veio esta época para o Caldas Sport Clube, estando a época passada no Gaeirense, onde chegou à 3ª Fase - Apuramento de Campeão em Sub-13. Foi um dos guarda-redes dos Iniciados "A" do Caldas Sport Clube, tendo jogado muitos jogos esta época no campeonato nacional. Tecnicamente um bom guarda-redes, com boa margem de progressão. Apesar de fisicamente não ser muito forte, compensa com a sua concentração na baliza e o seu á vontade na mesma.

Duarte Coito, defesa central, fazendo também as laterais defensivas. Um dos jogadores mais fortes fisicamente nesta selecção e um "patrão" na defesa. Foi um dos indiscutíveis nos Iniciados "A" do Caldas, onde a experiência no campeonato nacional lhe deu uma evolução grande e o potenciou ainda mais. Fez toda a formação no Caldas, tendo sido sempre um dos elementos mais importante nos escalões que foi passando, tendo utilizado muitas vezes a braçadeira de capitão.

Diogo Fiandeiro, é um atleta que veio para o Caldas esta época. Um dos melhores elementos do Gaeirense da época passada[onde em Sub-13 chegaram à 3ª fase - Apuramento de campeão]. Foi um dos atletas mais importantes dos Iniciados "C" do Caldas Sport Clube, onde tiveram até ao fim da época a lutar pela subida à Divisão de Honra. Aguerrido no meio campo, muito lutador e trabalhador. Concentrado no seu espaço, procura ganhar bola e desenvolver o seu jogo, nunca virando a cara à luta. Teve uma evolução positiva esta época, jogando muito neste ano, o que lhe deu alguma bagagem. Com o seu crescimento fisico e se psicologicamente for forte e entender as directrizes indicadas pelos treinadores será um elemento muito importante para o Caldas Sport Clube nas próximas épocas.

Rafael Roque é um "menino/monstro" no meio campo. Pé esquerdo de elevada qualidade, é um atleta com grande margem de progressão e muito instinto para o jogo. Pode jogar a interior ou a "10", com uma técnica bastante elevada, bom a conduzir jogo, a pauta-lo e a definir jogo na última fase ofensiva. Um atleta com um pontapé forte e colocado, onde foram diversas vezes marcador de golos de ver e repetir. No campeonato nacional de Iniciados, foi um dos elementos mais importantes nos Iniciados "A" o que fez cresce-lo muito, principalmente ao nível de agressividade, pois é algo que precisava e precisa de continuar a crescer. Terá de comunicar mais e ser mais interventivo nesse sentido. Excelente marcador de bolas paradas, seja cantos ou livres directos.

Miguel Cunha é um atleta com grande potencial nas zonas perto da baliza. Sempre foi um atleta com faro para o golo, sendo o melhor marcador da época passada em Sub-13 do Caldas Sport Clube. Esta época, nos Iniciados "A" foi utilizado também atrás do ponta de lança, mais a "10", onde teve de aprender a andar por outros espaços, o que o fez crescer como atleta. A polivalência nestas idades é sempre algo de positivo e que lhes pode dar mais valências para o futuro. Ainda marcou alguns golos, apesar de ter instinto de área, como bom finalizador que pode vir a ser. Falta-lhe um pouco de mais agressividade, mas percebe-se pelo seu perfil de "low profile" e instinto de baliza que nos próximos tempos não será muito agressivo, mas pode ganhar sempre mais agressividade. Por ter andando muito pelos espaços mais interiores e de gostar de ter bola, obrigou-o a ser mais forte com bola.


Fotos: Retirado dos próprios atletas / AFLeiria

Comentários